Como manusear e estocar o Rebolo Abrasivo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Rebolos abrasivos

Você sabe como armazenar rebolos abrasivos?

O armazenamento e o transporte de ferramentas abrasivas têm uma relação estreita com a segurança do trabalho e exigem alguns cuidados. Mas, esses pontos não são importantes somente para a segurança do operador e das pessoas ao redor, como também para garantir a qualidade da peça trabalhada.

Para que você saiba quais são os principais cuidados na hora de armazenar rebolos abrasivos, separamos algumas dicas abaixo. Acompanhe conosco e aprenda!

1. Como armazenar rebolos abrasivos: estrutura

Prateleiras, caixas ou gavetas adequadas devem ser fornecidos para armazenar os vários tipos de rebolos abrasivos usados e não devem ser empilhadas. As caixas com rebolos só devem ser empilhados de acordo com a recomendação dos fabricantes.

Os rebolos abrasivos não devem ser armazenados sujeitos a:

  • Qualquer condição de temperatura ou umidade que cause condensação nos rebolos;
  • Exposição à água ou outros solventes;
  • Temperaturas muito baixas.

Cuidados especiais devem ser tomados para evitar problemas com o suporte de rebolos e condições ambientais no momento em que eles são transportados.

2. Localização dos paletes de armazenamento

Os paletes de armazenamento de rebolos abrasivos devem ser projetados, construídos e localizados para atender às necessidades do usuário.

Todas os rebolos devem ser armazenados em uma área seca, em salas não sujeitas às mudanças extremas de temperatura, uma vez que algumas ligas dos rebolos podem ser afetadas por umidade excessiva e diferenciais extremos de temperatura.

Os paletes devem estar localizados o mais perto possível do local de operação, mas nunca onde houver perigo de danos causados ​​pela passagem de caminhões, manuseio de guindastes ou vibração excessiva.

3. Métodos para armazenar rebolos abrasivos

As prateleiras, caixas ou gavetas devem ser construídas de modo que cada um dos vários tipos de rebolos possam ser armazenados de maneira ordenada e segura. A seleção de rebolos para uso nas atividades deve ser feita com o mínimo possível de manuseio.

A seleção de prateleiras, caixas ou gavetas para armazenar rebolos abrasivos depende do tamanho e do tipo deles. Contar com um fornecedor de confiança é fundamental, uma vez que ele será o responsável pelas caixas de armazenagem. Abaixo separamos alguns detalhes que você deve observar:

  • Rebolos finos, como os usados para corte, devem ser colocados horizontalmente em uma superfície plana de aço ou material rigidamente similar, longe de calor excessivo, umidade e outros líquidos para evitar o empenamento. Os mata-borrões soltos não devem ser colocados entre rebolos finos empilhados. No caso de rebolos finos, devem ser utilizados separadores adequados para preservar o nivelamento;
  • Rebolos de grande diâmetro de espessura ficam melhor suportados em racks. As prateleiras devem fornecer suporte de dois pontos almofadado para evitar que eles rolem. As partições são úteis para facilitar a seleção de rebolos com um mínimo de manuseio;
  • Rebolos do tipo copo cônico são melhor armazenados um em cima do outro, com o diâmetro maior de um encontrando o diâmetro maior do outro, para evitar lascar as bordas.

Os rebolos abrasivos devem ser protegidos enquanto aguardam o uso. O armazenamento dos rebolos deve ser organizado para permitir a remoção das ferramentas sem perturbar ou danificar os demais itens.

O armazenamento e os registros também devem ser configurados para permitir o uso do rebolo em uma base rotacional, de modo que eles fiquem armazenados por um período mínimo de tempo. Isso minimiza a possibilidade de danos causados ​​pelo armazenamento demorado. Esse armazenamento adequado deve estar disponível para rebolos parcialmente usados, bem como para novos rebolos.

4. Detalhes no manuseio e armazenagem

Os mata-borrões fornecidos soltos devem ser armazenados em local plano. Cópias de todas as pastas e avisos de segurança devem ser exibidas em destaque na área de armazenamento e disponibilizadas ao operador da máquina.

O armazenamento de rebolos abrasivos após terem sido montados em máquinas portáteis também deve ser considerado. Os rebolos devem ser removidos da máquina para armazenamento durante a noite e ao mover a máquina de um local de trabalho para outro.

Durante o turno de trabalho normal, o cuidado também deve ser tomado durante o armazenamento de curto prazo, como colocar a máquina para baixo para fazer outras tarefas. Um rack de armazenamento do rebolo / máquina ou outros meios de proteger o item devem ser empregado.

Nunca permita que o rebolo ou a máquina caia no chão. Os impactos de tais abusos podem danificar o rebolo, o que pode resultar em quebra do mesmo. Nunca deixe a ferramenta em qualquer lugar onde o rebolo ou a máquina possam ficar danificados. Você pode acabar tendo uma surpresa potencialmente perigosa ao reiniciar a máquina.

Armazenar rebolos abrasivos de forma adequada é de extrema importância. Os rebolos são ferramentas sujeitas à quebras se manuseadas incorretamente. Todo cuidado deve ser tomado no manuseio — quedas e batidas são riscos que devem ser evitados pois podem causar quebras e trincas.

Quedas e batidas podem causar trincas ou mesmo a quebra dos rebolos, portanto, deve-se ter cuidado ao manuseá-los:

•  Deve-se realizar uma inspeção mais detalhada caso o rebolo tenha sofrido alguma queda ou batida;

•  Utilizar carrinhos ou outros meios que ofereçam sustentação e proteção adequada durante o transporte dos rebolos;

•  Os rebolos não devem ser rolados no chão.

Agora que você já sabe como armazenar rebolos abrasivos, aproveite e leia também nosso post com as principais dicas de segurança na hora de operar essas ferramentas!