Brocas tipos e usos – Não fique na dúvida, saiba qual broca usar!

Tempo de leitura: 9 minutos

Tipos de brocas
Tipos de brocas – Saiba qual broca usar!

Provavelmente você deve estar indeciso sobre qual broca utilizar e quer conhecer mais sobre alguns tipos de brocas, não é mesmo?

Sabemos que atualmente existem diversos modelos de brocas e que servem para diferentes aplicações, por isso muitas vezes erramos na escolha, o que acaba prejudicando a qualidade do nosso serviço.

Utilizamos brocas para as mais diversas situações: seja na instalação de cortinas, para pendurar quadros, montar móveis ou qualquer outro tipo de trabalho. É preciso sempre do auxílio de uma broca!

Mas você sabe qual tipo de broca usar para cada superfície e serviço?

Para tirar suas dúvidas, vamos explicar qual função os principais tipos de brocas desempenham, seja uma broca para madeira, para concreto, para metal, para furar vidro, entre outras aplicações.

O que são brocas?

Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos cilíndricos e geralmente são usadas com o auxílio de uma furadeira.

Para realizar a escolha certa da broca é necessário saber o diâmetro do furo a ser aberto e o material a ser perfurado. Conhecendo esses dois fatores você já terá uma boa base para garantir a broca mais adequada para o seu trabalho.

Broca para madeira

Se o material que você irá perfurar for madeira, existem inúmeros tipos de brocas que atendem esse serviço perfeitamente e vamos listar alguns deles abaixo:

Tipos de Brocas

   1. Broca de três pontas (broca de aço carbono)

A broca de três pontas é comumente utilizada na perfuração de diversos tipos de madeiras e geralmente é fabricada em aço carbono.

Brocas de aço carbono proporcionam maior resistência ao calor gerado durante a furação na madeira, no entanto, é necessário ter cuidado no momento da operação, pois esse tipo de aço apresenta maior fragilidade quando manuseado incorretamente.

Tipos de brocas
Broca de três pontas

Broca de três pontas, como o próprio nome já diz, é caracterizada pelas três pontas em sua extremidade, garantindo maior firmeza e um acabamento mais limpo na hora de realizar a perfuração.

Além desses benefícios, as pontas da broca são essenciais para realizar um bom furo na madeira.

A ponta central serve como um guia do furo, ela evita que o ponto inicial escape durante a perfuração e permite maior precisão. As outras duas pontas servem para perfurar.

    2. Broca serpentina

Tipos de brocas
Broca Serpentina

A broca serpentina é muito utilizada quando existe a necessidade de realizar trabalhos rápidos na madeira, possui uma geometria espiral e a ponta semelhante a um parafuso. Ela permite um avanço muito rápido e com grande facilidade na perfuração da madeira.

É bastante indicada para fazer furos profundos na madeira sem muitos esforços, além de proporcionar uma perfuração com ótimo acabamento (devido suas arestas de corte) e sem lascas de madeira (cavaco).

    3. Broca Chata

Tipos de Brocas
Broca Chata

Com diversos tamanhos, a broca chata é utilizada exclusivamente para a realização de furos ou rebaixos com diâmetros maiores. É indicada para furos em madeira que não necessitam de um acabamento muito fino.

A ponta central da broca chata, quando está bem afiada, serve para posicionar e estabilizar a broca durante a furação na madeira, enquanto que as suas extremidades servem para abrir o furo de acordo com o diâmetro desejado.

Devido a angulação na lâmina de corte da broca chata, o fundo do rebaixo não será exatamente plano.

    4. Broca escariadora (Broca com escareador)

Tipos de Brocas
Broca escariadora realiza furo com chanfro que permite que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira.

A broca escariadora serve para escarear furos na madeira, ou seja, abrir um pouco o diâmetro na finalização do furo.

Ela é bastante utilizada para realizar um chanfro/rebaixo no furo para permitir que a cabeça do parafuso fique embutida na madeira.

A sua vantagem é que com uma única ferramenta você conseguirá furar e escarear o furo ao mesmo tempo.

    5. Broca forstner

Tipos de Brocas
Broca Forstner

A broca forstner tem uma função similar ao da broca chata, sendo utilizada amplamente para realizar furos ou rebaixos com diâmetros maiores.

É bastante indicada para fazer rebaixos na instalação de dobradiça de caneco, que está presente em grande parte dos armários em geral.

Uma vantagem em relação a broca chata é que a broca forstner é circular e consegue equilibrar melhor a força na hora de manter a posição desejada do furo.

    6. Broca de pua

Tipos de Brocas
Broca para arco de pua

A broca de pua é utilizada para fazer furação em madeira, porém para utilizá-la é necessário o emprego de um arco de pua.

Arco de pua é uma ferramenta manual para fazer perfurações profundas, entretanto, para realizar este trabalho é fundamental que você tenha muita força para conseguir um furo com grande qualidade e bom acabamento.

Broca para concreto

Tipos de BrocasOs tipos de brocas para concreto geralmente são constituídas de ligas mais duras que as brocas para madeira, pois os materiais como: concreto, cerâmica, mármore e granito são mais resistentes e necessitam de uma ferramenta que perfure de forma mais eficaz.

Normalmente as brocas de concreto não possuem um corte tão afiado quanto às de madeira, pois em alguns casos a furadeira é utilizada na função martelete.

A função martelete é usada para causar impacto na superfície (alvenaria em geral), ajudando a rachar a área de trabalho e, assim facilitando a abertura do furo.

As brocas mais comuns para concreto são as brocas SDS e a broca de vídea (broca de metal duro). Veja abaixo:

    1. Broca SDS

Tipos de brocas
Broca SDS

As brocas SDS são divididas em dois tipos:

  • SDS-Plus: utilizada em marteletes de até 4 kg.
  • SDS-Max: usada em marteletes superiores a 4 kg.

As brocas SDS são indicadas para uso profissional na perfuração de concreto, mármores, tijolos, granitos e alvenaria em geral.

São mais resistentes que as brocas normais e possuem um sistema de encaixe especial na furadeira que previne possíveis deslizes durante a perfuração no material.

    2. Broca de vídea (broca de metal duro)

Tipos de Brocas
Broca de vídea (metal duro)

A broca de metal duro ou vídea é indicada para furar materiais bem resistentes, como por exemplo, o concreto, o mármore e o granito.

É facilmente identificada, pois possui uma ponta em formato de flecha que é mais larga que o corpo da broca, e evita que o cavaco gerado na perfuração trave a broca dentro do furo, além de permitir um trabalho mais rápido.


Broca para furar vidro

Vidro é um material muito delicado, portanto para realizar o furo nessa superfície é necessário usar uma broca específica:

Tipos de Brocas

    1. Broca diamantada

A broca diamantada é utilizada para perfurar diversos tipos de materiais, como porcelanato, granito, mármore e outros.

A broca diamantada possui uma ponta com revestimento de diamante, o que permite maior qualidade no acabamento do furo. Já que o diamante é um material com uma dureza bastante elevada, ele consegue bons resultados trabalhando com materiais duros.

Broca para metal

Para a utilização dos diferentes tipos de brocas é necessário verificar a sua velocidade ideal.

Durante a utilização de brocas para metal é essencial que a operação seja realizada numa velocidade reduzida para não correr o risco de queimar a broca e perder o seu fio de corte.

Seguir a velocidade indicada pelo fabricante da broca para a furação em chapas metálicas é primordial, caso contrário, a broca pode perder o fio de corte e será necessário afiá-la de forma correta para restaurar seu poder de corte.

Encontramos um conteúdo produzido por uma empresa fabricante de Brocas – Irwin Ferramentas – com algumas instruções bem úteis sobre a utilização das brocas para metal e você pode acessá-lo neste link!

Tipos de Brocas
Broca de aço rápido

    1. Broca de aço rápido

As brocas de aço rápido são utilizadas para realizar furos em chapas metálicas.

Possuem formato helicoidal e uma haste cilíndrica.

Exigem extremo cuidado durante a operação, que deve ser realizada com o uso de fluído de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca, pois o calor excessivo desgasta rapidamente o fio de corte.


    2. Broca escalonada

Tipos de brocas
Broca escalonada

A broca escalonada, assim como a broca de aço rápido, é empregada para realizar furos em chapas de metal. Ela tem esse nome devido ao seu formato, que é cônico e com degraus.

Além disso, possui um excelente acabamento e com pouco aquecimento. Em alguns casos, a broca escalonada é utilizada para a rebarbação de furos, eliminando resíduos e evitando a deformação do material.

Algo bem interessante da broca escalonada é que você pode escalar o furo, ou seja, você pode aumentar o furo de acordo com o diâmetro desejado.

Brocas especiais

Tipos de Brocas
Broca multiconstruction

    1. Broca multiconstruction

A broca multiconstruction é a broca que serve para realizar perfurações em diversos tipos de superfícies, como a madeira, o metal, o concreto, o plástico, entre outras.

broca multifunção possui uma ponta de metal duro que garante a durabilidade e a qualidade durante a furação, já que possui gumes de corte bem afiados.


Conclusão

Sabemos que existem diversos critérios a serem considerados durante a utilização de uma broca e que deixar de considerar algum ponto pode ser fatal para o andamento do seu serviço.

Após utilizar a broca certa é essencial manter a manutenção do seu poder de corte. No geral, a manutenção correta de uma broca é a sua afiação, que normalmente é feita com rebolos abrasivos.

Para saber mais sobre afiação com rebolos abrasivos e qual rebolo utilizar para a manutenção das suas brocas veja os 7 critérios para entender o uso ideal do rebolo.

Faça uma manutenção adequada e você terá resultados garantidos para o seu negócio!