7 competências essenciais para um profissional de compras

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Um profissional de compras de sucesso possui um canivete suíço de diversas habilidades para se destacar em seu trabalho. É uma posição que requer um profundo entendimento de vários ângulos do processo de produção para saber quais metas definir.

Esse profissional é quem comanda a luta para encontrar as melhores negociações e produtos para sua empresa. Confira quais são as suas principais competências para se obter sucesso!

1. Saiba se relacionar para negociar

Os profissionais de compras devem examinar cada contrato e negociar as melhores oportunidades, mantendo-se sempre cortês e justo com os fornecedores.

Relacionamentos de sucesso só existem quando ambos os lados se beneficiam. Nesse sentido, os bons profissionais de compras trabalham para tornar os relacionamentos com fornecedores positivos com foco nos melhores resultados.

As habilidades profissionais de negociação diplomática e de comunicação são essenciais para os profissionais de compras.

2. Tenha uma visão macro e micro

Estar em alerta às necessidades e compreender as prioridades pode ser a chave para o sucesso.

Mantenha a organização e tenha programado os ciclos de compra de cada item com o seu histórico, assim você poderá se preparar para as novas negociações e também prorrogação de bons contratos.

Os profissionais de compras são, muitas vezes, pessoas detalhistas e organizadas. Logo, essas duas características são um enorme trunfo para ganhar em produtividade.

A capacidade de enxergar o quadro geral, sobretudo estratégias de longo prazo que beneficiam a organização, são imprescindíveis para promover eficiência nos negócios.

3. Saiba gerenciar e valorizar o seu tempo.

A capacidade de priorizar e dedicar-se às atividades que darão à sua empresa o maior retorno de investimento, é fundamental para a prosperidade na compra. Nada é mais prejudicial para o sucesso futuro do que fazer as coisas de uma maneira particular, porque “elas sempre foram feitas dessa maneira”.

Saber trabalhar em um cronograma que funcione para o negócio é importante para reduzir o tempo de inatividade e evitar barreiras à produtividade.

Nesse panorama o ambiente digital moderno, com o suporte das ferramentas certas, oferece alguns recursos interessantes para ajudar o profissional a reduzir as paradas e a perda de tempo em seus negócios, mas ainda cabe ao profissional gerenciar esses prazos.

Por exemplo, garantir que as licitações sejam concluídas no tempo certo, que as requisições se movam suavemente por meio dos canais de aprovação exigidos e que as expectativas sejam atendidas é uma habilidade vital para assegurar que sua função de compras ofereça o máximo para o seu negócio.

4. Tenha senso crítico para a tomada de decisão

Bom julgamento é extremamente importante, nunca se permita agir por capricho ou ser impulsionado pela emoção.

Os melhores profissionais de compras são pragmáticos e avaliam suas decisões pelo processo e não pela aleatoriedade dos eventos.

5. Seja atento e curioso 

Estar na linha de frente com os fornecedores e saber dos novos lançamentos e tecnologias pode trazer benefícios para a sua linha de produção.

Seja curioso e atento na coleta de informações e saiba que manter  um canal de comunicação direto com os diferentes setores internos da sua empresa pode gerar novos insights e ganho na produtividade.

Conhecer as necessidades e  poder propor o estudo de novas soluções faz com que você construa a ponte da comunicação entre fornecedores e setores internos. Permitir o trabalho em equipe da sua engenharia com a tecnologia externa de fornecedores pode ser desafiador e muito gratificante.

6. Entenda a importância dos bons relacionamentos

Relacionamentos podem ser uma faca de dois gumes. Sua capacidade de construir e nutrir relações é essencial para uma comunicação boa e eficiente. No entanto, a mera existência de uma conexão em longo prazo e confortável não é suficiente para justificá-lo em perpetuidade.

Grandes relacionamentos são frequentemente a base de compras. Não se trata apenas de trabalhar com fornecedores ou clientes para construir relacionamentos nos quais você pode confiar, mas também trabalhar em sua própria empresa para garantir que sua função estratégica esteja funcionando perfeitamente para atender às necessidades de seus colegas e da organização.

Lembre-se de que as grandes relações comerciais se baseiam no respeito mútuo tanto quanto nas conexões pessoais, o que significa gerenciar as expectativas e trabalhar em um ambiente transparente.

7. Seja fiscalmente responsáveis

Os melhores profissionais de compras possuem uma ampla compreensão dos princípios de gestão de custos e outros aspectos quantitativos. Eles buscam as melhores oportunidades e estão constantemente fazendo análises de benchmarking.

Grandes profissionais de compras identificam as necessidades de seus clientes (as áreas da empresa) e encontram as melhores maneiras de atendê-las.

Assim, construir relacionamentos entre partes interessadas e fornecedores com base na confiança, benefícios mútuos e inovação, são os requisitos fundamentais (e nada fáceis) para os profissionais de compras.

E você, tem alguma outra competência essencial que acha que deveria entrar nessa lista?